segunda-feira, 14 de junho de 2010

Hepatite B


Hepatite B é uma das doenças infecciosas mais frequentes em todo o mundo. O vírus da hepatite B é um vírus que infecta o fígado, que se transmite pessoa-a-pessoa através do sangue ou de outros fluidos orgânicos. As infecções pelo vírus da hepatite B podem ser agudas ou crónicas. A hepatite B aguda pode durar de algumas semanas a alguns meses e pode curar-se de forma espontânea. A hepatite B crónica é uma doença que pode durar toda a vida e dar origem a doenças hepáticas graves, incluindo cancro do fígado.
É possível fazer a prevenção da hepatite B enquanto não for infectado pelo vírus. No caso de ter sido infectado, existem tratamentos para a hepatite B.


segunda-feira, 7 de junho de 2010

Herpes Genitais

Herpes genital é uma doença comum causada por um vírus chamado vírus herpes simplex II, que causa bolhas dolorosas que se abrem nos órgãos genitais de ambos os sexos.
Verruga Genital


O condiloma acuminado ou verruga genital é uma doença sexualmente transmissível (DST) que se caracteriza pela formação de verrugas no períneo, conhecidas popularmente como crista de galo ou jacaré. É causada pelo vírus HPV. A transmissão do vírus é sobretudo na relação sexual, mesmo que não haja penetração, mas pode ocorrer também por roupas íntimas contaminadas . As lesões atingem a pele do pênis, a glande, a uretra, nádegas, ânus, vagina e regiões próximas. As lesões que ocorrem no reto não são necessariamente causadas por sexo anal.
O condiloma acuminado é uma DST transmitida pelo sexo oral vaginal e anal, e também pela masturbação em casal. Pode ser transmitida também por contato indireto do tipo utilizar sanitários públicos.
Seus nomes populares são Cavalo, Cavalo de crista, Crista de galo, Figueira, Jacaré, Jacaré de crista ou couve-flor.


Gonorreia

A gonorreia é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada por um agente infeccioso chamado Neisseria gonorrhoeae ou gonococo. Esta doença caracteriza-se pela presença de abundante secreção purulenta (com pus) das mucosas que afecta.

Tem como sintomas a infecção por gonococos pode atingir todas as mucosas que entrem em contacto com o agente infeccioso, genitais, pele, garganta, olhos, coração, articulações e o sistema nervoso.
Os sintomas normalmente aparecem 2 a 5 dias após a infecção, no entanto nos homens pode demorar até um mês até que a doença se manifeste.







Sífilis

Sífilis é uma doença infecciosa causada por uma espiroqueta chamada Treponema pallidum que evolui lentamente em três estágios, caracterizada por lesões da pele e mucosas. Pode ser transmitida por contato sexual, configurando-se assim como uma DST, e mais raramente por contaminação feto-placentária. O Treponema pallidum é uma bactéria com forma de espiral (em média dá 10 a 126 voltas) e tem cerca de 54 micrómetros de comprimento mas apenas 0,2 micrómetros de astro autura. Correndo ao longo do eixo longotominal, tipo "sacolas". A sífilis também é conhecida como lues (palavra latina que significa praga), cancro duro, avariose, doença-do-mundo, mal-de-franga, mal-de-nápoles, mal-de-santa-eufêmia e pudendagra, entre outros.